quinta-feira, 30 de julho de 2009

O sushiman

O espirito do sushi foi transmitido pelos shokunin (o mestre tradicional do sushi) ao longo dos séculos. Os japoneses acreditam firmemente na aprendizagem através da prática. Antes de o aprendiz poder pegar na faca, tem que trabalhar na cozinha, limpar chão, lavar pratos e realizar outros trabalhos ocasionais, durante vários anos. No oriente pode levar 10 anos de treino para se tornar um mestre e primeiro chef.

O chef de sushi é considerado herdeiro da tradição samurai e deve manter os ideais desses eruditos cavalheiros, com padrões e valores muito elevados e uma grande auto-disciplina. Usam avental imaculado e uma tira na cabeça com nó, que revela quão seriamente eles consideram o seu trabalho.

As facas são tão importantes para o chef de sushi como a espada para o samurai. As facas do chef são feitas de aço-carbono e são suficientes afiadas para cortar um fio de cabelo. Um chef de sushi tem as suas próprias facas que ele afia antes e depois de cada utilização, limpa-as após um ou dois cortes, embrulha-as e guarda-as num local seguro. Ao contrário da maior parte das facas, as de sushi só são afiadas de um lado para um corte rápido e limpo.

O sushi é visto como uma arte num país em que culinária é considerada como uma profissão. É uma honra se chef de sushi

Nenhum comentário:

Postar um comentário